sexta-feira, 12 de julho de 2013

[2] O Visto chegooou! Mas...

Nheem.

O visto chegou muito rápido (e sem solicitação de emergência). No dia 26 eu estava lá no Rio. No dia 03/07 (meu aniversário, por sinal) recebi um email dizendo que meu Visto já tinha sido concedido "Your visa has been issued.". Felicidade totaaal, agora era só esperar o passaporte chegar de volta com meus documentos...

Dois dias depois, no dia 05/07, chega a minha documentação: passaporte, certificado TOEFL, Históricos e 7 fotos (afinal uma foi usada no visto). Fui correndo abrir e quando percebi: estava errado.

Simples assim, o visto só estava válido até Novembro/2013. Pois é, logo comigo. Então, fui ver o que eu tinha que fazer... Junto a documentação estava um bilhete anexo: "Em anexo estão seu passaporte e documentos originais. É de sua responsabilidade se os seus dados pessoais e a validade do visto estão corretos. Em caso de erro, entre em contato com este Consulado por FAX..."

1. FAX? Sério? Nos dias de hoje?
2. Minha responsabilidade ver se está errado e a deles seria de acertar, né?

Mas tudo bem. Fiquei triste na hora, não deu certo de primeira, mas besteira. Tive que agir pra resolver, não é? O passo a passo do que fiz:

08/07 
Enviei um fax na segunda-feira seguinte. Escrevi um textinho dizendo que a data de validade provavelmente estava incorreta, pois no meu CAS dizia que o curso só acabava em Setembro/2014. Fui bem formal, e como não sabia quem receberia, escrevi o texto em português e inglês.
08/07
Após enviado, 5 minutos depois recebo uma ligação do Consulado Britânico. O atendente me disse que realmente houve um engano e pediu para que eu mandasse a documentação de volta via sedex para correção. Ele me passou os dados de endereço, processo, etc.
9/07
No dia seguinte fui aos correios e enviei via sedex 10 meu passaporte + uma foto 3x4 (a mesma que usei no primeiro visto, só por segurança).
10/07
O passaporte foi entregue no consulado.
11/07
Recebi o mesmo email de antes "Your visa has been issued."

Agora é só aguardar e ver se chega certinho...

Wish me luck!

2 comentários:

  1. Oi Vanessa, tudo bom? Fiquei com uma dúvida nesse post, considerando que o erro foi deles, você que pagou o sedex pra mandar os documentos de volta pra lá?

    ResponderExcluir
  2. Isso, Sheila. Eu que paguei =/

    É fogo, né?
    Eu nem tentei argumentar. Como o consulado é cheio de frescuras, fiquei com receio. Conheço outras pessoas que tiveram problema mas também pagaram o SEDEX de ida.

    Acho que se acontecer com alguém vale a pena argumentar, mas fiquei com receio.

    ResponderExcluir