sábado, 27 de julho de 2013

Segura essa mala, menino!

Fala, galera. Vim aqui pra falar de MALAS.

Não sobre o que levar ou como arrumar (isso talvez venha em um post futuro). Mas sim sobre qual tipo de mala levar para uma viagem internacional (especialmente pra o pessoal que está indo fazer intercâmbio na Europa), o peso, etc..

Eu nunca viajei para fora do país, mas existem algumas regras da INFRAERO/ANAC que servem para brasileiros que viajam para as mais diversas partes desse mundinho que Deus nos deu. Eu vou tentar resumir aqui tudo pesquisei e achei melhor. (E ao final mostrar a linda malinha que comprei)

Quantas malas posso levar?

São dois volumes de 32Kg - para porão - e uma bagagem de mão. Não pode ser um de 35Kg e um de 20Kg. Não pode ser um de 33Kg. Só pode ter no máximo 32Kg e nem um grama a mais! E isso é muito sério. São muito conhecidos os casos em que as pessoa é obrigada a se desfazer de itens no despache de bagagem porque elas ultrapassam o peso. Um caso recente é de minha amiga que viajou nesse mês para a Alemanha. Ela só tinha um volume mas estava pesando 35Kg. Teve, por isso, que tirar na hora uns vestidinhos e não ultrapassar os 32Kg.

Sobre a bagagem de mão, eu ainda estou meio confusa. Muda de empresa para empresa. Vou viajar pela Condor e essas são as regras deles:
É permitida apenas uma peça de bagagem com 6 kg no máx. por pessoa (também para crianças pequenas com menos de 2 anos). As medidas de 55 x 40 x 20 cm não podem ser excedidas. Além da bagagem de mão, pode ainda ser transportado gratuitamente na cabine uma pequena bolsa de mão, um computador portátil/tablet com a respetiva bolsa

Vanessa, que tipo de mala eu compro?
Eu sei que é bem pessoal, mas existem algumas dicas que podem ajudar na compra de uma mala assim. Os preços são os mais variados e são carinhos. Mas se você garimpar bem, dá para encontrar umas ótimas num preço bom.

COR
Recomendo uma mala de cor diferente. O que exclui preto e cinza. É sério, existem milhões de mala dessa cor e você não vai querer passar séculos para reconhecer sua mala na esteira. Se você já tem uma mala boa para viajar e é de cor comum, sugiro enfeitá-la: coloque tirinhas, adesivos e coisas que chamem atenção e façam você reconhecer ela na hora.

Essa dica dos enfeites, na verdade, serve para mala de qualquer cor. Nunca se sabe se vai ter alguém com uma mala igual a sua, então capriche no enfeitado.

RODAS
Gente, é sério. A melhor coisa do mundo são rodinhas 360º em mala. Torna a mala muito mais leve e fácil de carregar. Se você for comprar uma mala, compre de 4 rodinhas que giram 360º.

MATERIAL
Sua mala tem que ser, antes de tudo, resistente. Existem malas de armação muito boas que garantem que suas coisas não vão quebrar ou amarrotar tudo (E nem a mala vai se desfazer em farelos durante viagem).

Meu tipo favorito são as semi-rígidas/rígidas. Gosto também das de Policarbonato, que se tornam um pouco impermeáveis. Mas muitas são de policarbonato frágil e que eu sinto que vão quebrar. Por isso tenham certeza de que o material é resistente. A desvantagem das malas rígidas é que são um pouco mais pesadas. No entanto são mais resistentes. Escolham a de sua preferência.

E a segurança da mala?
Tenha certeza que sua mala é segura e...

Cuidado com o Zíper!
Pois é. A coisa mais fácil do mundo é abrir uma mala com zíper simples, fechá-la e nós donos sequer percebermos. Só depois, ao conferir a bagagem é que sentimos falta de nossas coisas. Nesses casos onde o zíper está livre, nem o melhor cadeado do mundo resolve. (Dica de Mateus, meu namorado!)

Se sua mala tem zíper, o ideal é que ela tenha segredo ou algum outro mecanismo que faça com que o zíper não seja movimentado. Com isso, se ainda assim alguém abrir sua mala não tem como fechar.

Prendedores de zíper simples, como os da imagem ao lado já resolvem. Você coloca um bom cadeado (de preferência de segredo e padrão TSA) e viaja mais tranquilo.
Malas com segredo que prendem o seu zíper tem o mesmo efeito das malas acima, mas você economiza no dinheiro do cadeado...
E por último, algumas malas mais sofisticadas que possuem trava de segurança e eliminam o temido zíper. Com essa, só alguém que possui a abertura de segurança TSA é que pode abrir sua mala (a polícia alfandegária, por exemplo). Algumas possuem trava de segurança presa por segredo, chave ou os dois mecanismos.



Acabou?
Quase. Eu passei um bom tempo paquerando malas e comprei exatamente o modelo que reunia o que eu queria: boas rodinhas, cor não muito comum e segurança mais sofisticada. Como os preços eram altos foi mais difícil, mas encontrei uma mala num bom preço e com tudo isso.

É da marca Santino (HDV12004G10), igual a foto mais abaixo. Estava numa liquidação num Shopping aqui em Recife (o que me deixou muito feliz). E é isso galera, pesquisem que vocês encontrarão a mala ideial.

E tenha certeza que ela cabe o que você quer levar! Espero que a minha caiba, IAUHOiuaohaaoiha...

9 comentários:

  1. Vanessa, desculpa perguntar, mas quanto custou?

    E essa aí é de 32 kg?

    Beijo,
    Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha custou R$389,00 na promoção. Sim, foi o modelo de 32Kg. Muito resistente. Vou atualizar o post com o link.

      Excluir
  2. Excelente post! Nunca imaginei que fosse tão fácil abrir uma mala de zíper e eu também não fazia nem idéia pra quê servia aquele triângulo com um círculo no meio que as malas geralmente tem! Agora vou poder ter mais segurança na minha viagem. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas simples que podem fazer a diferença. Aquilo não impede que sua mala seja aberta, mas impede que violem como no vídeo postado.

      Excluir
  3. Vanessa,
    Parabéns pelo blog! Eu comprei um conjunto de malas da Santino igual ao seu, achei excelente a ideia de eliminar o zíper, mas surgiu uma dúvida. A TSA ou equivalente conseguiria abrir essa mala no caso de uma inspeção ? A senha é lógico que não, teria que viajar sem a trava de senha, mas a fechadura dessa mala, será que a TSA conseguiria abrir ? Eu pensei nisso porque uma mala com zíper, a TSA arrombaria o cadeado se fosse o caso, abriria a mala, e depois fecharia só com o zíper e daria pra seguir viagem, mas com uma mala da Santino isso não seria possível, uma vez arrombada ela não fecharia novamente. Se tiver alguma informação a esse respeito e puder compartilhar ficaria muito grato. Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Alex, eu sei que várias malas desse tipo tem o símbolo TSA junto. Ao lado, como a que está sendo mostrada na foto. Se certifique que a sua mala tem essa regulamentação. Se for, ela consegue ser aberta sem arrombamento na inspeção.

    ResponderExcluir
  5. Ola Vanessa! Tenho uma mala dessa sua da santino, e estou preocupada com essa questao de arronbamento e danificarem a minha mala!! Ela nao possui o simbolo do TSA e tudo mais.. voce teve algum tipo de problema com a sua quando viajou?

    Obrigada pela atencao

    ResponderExcluir
  6. Adquiri recentemente essa mesma mala da Santino, mas fiquei indignado ao descobrir que a mesma não possui a trava TSA. Segue resposta da empresa:
    "Marcos, boa tarde
    Esta mala não possui associação ao segredo da TSA. Infelizmente se a alfandega tiver que abrir a sua mala eles vão quebrar o segredo".

    Ou seja, criam uma mala cara, a princípio segura, mas só serve para andar no Brasil, pois se arriscar viajar no exterior, numa necessidade de vistoria da TSA, simplesmente vão arrombar a mala e a mesma vai seguir viagem totalmente aberta, sem segurança alguma. Me arrependi =(

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma mala dessa recentemente e gostaria de saber se realmente é segura.

    ResponderExcluir