sexta-feira, 11 de outubro de 2013

1 mês na terra da Rainha.

Povo!

Já faz um mês que aqui... Como pode?

O tempo passou muito rápido. No entanto, parece meio clichê, mas 1 mês é mais ou menos o tempo em que você se acostuma com a cidade. É quando você percebe que não está aqui de férias. E como eu me dei conta disso?

A feira
Sim, feira. Compras pra a quinzena. Eu já sei o nome de vários ingredientes em inglês (coisa que na minha primeira feirinha eu não sabia). Já sei onde devo comprar as coisas mais baratas, onde tem mais variedades, etc. Isso é muito importante. Mesmo ainda faltando algumas coisas que eu ainda quero comprar, eu já me sinto bem estabelecida.

A acomodação
É estranho ter que comprar lençol, edredom, e até coisas pra decorar o quarto! Não que ele esteja o mais lindo, mas pelo menos já dei um tom. Ele não é grande, mas é aconchegante e acho que vou conseguir viver um ano aqui *-* Umas fotinhas aí para vocês verem como está. Minhas flatmates são legais, e cada um de uma nacionalidade diferente. Eu sou a única brasileira. As outras 5 são dos seguintes países: Itália, Kuwait, Paquistão, EUA/China e Canadá/Turquia.




O transporte
(Alô Google Maps!) Lá em Recife eu nunca usei google maps pra o transporte público, mas aqui ele é bem atualizado e nunca nos deixou na mão. Eu já sei ir pra o centro sem precisar olhar no mapa do metrô, já manjo de várias plataformas. E faz um tempinho que já não me perco no Underground *-*

A comunicação
Eu já vim do Brasil sabendo falar inglês. Mas quando eu cheguei aqui, tava bem arranhado. Não posso mentir: foi um choque de repente ter que passar a maior parte do meu tempo falando em inglês. Mas fico feliz de ver o quanto evoluí e de como hoje é muito mais fácil levar uma conversa do que na primeira semana aqui. Inclusive nas aulas, agora é bem natural \o/. O único teste de fogo que falta é pegar um cinema, mas isso já está agendado.

O dinheiro
Logo quando eu cheguei aqui, tudo que eu ia comprar ou consumir eu convertia o valor em Libras (Pounds) para Reais brasileiros. Isso erraaaaado! Reza a lenda que "quem converte não se diverte". Não que tudo que eu vá comprar eu esqueça e ache que está em Reais. Não, nada disso. Mas agora eu consigo saber se um pacote de macarrão está caro ou não, avaliando o valor comum daqui, em Libras.

As festinhas, baladinhas e pubs
Seguindo a deixa do tópico anterior, agora já é mais fácil avaliar em Libras se a entrada de uma festa, ou um drink. Uma hora eu cheguei à conclusão que 1 pint (568 mL) de cerveja por £2 num bar/pub é barato. Que uma entrada de uma baladinha de DJ por £5 também é barato. Que se você quer ficar bêbado, comece a beber antes de sair. Nas festas, em geral a bebida é cara.

Outro ponto, nas festas, nenhum cara vai te abordar querendo beijar, como pode acontecer em algumas baladas brasileiras. Não aconteceu comigo, e não vi acontecendo com outras meninas também.

Também aprendi que voltar de madrugada pra casa é fácil e muitas vezes seguro. Muita gente faz isso, mesmo em dias de semana. Aqui existem os Night Buses (bacural Recife/Olinda!). Algumas linhas são até 24h. E até nesses percursos da madrugada o Google Maps acerta! Uhu!

A alimentação
Um mês. Eu cozinho em casa (almoço, que é mais caro por aqui) na maior parte dos dias da semana. Mas já comecei a sentir falta do almoço brasileiro. Como vocês devem imaginar, a vida em Londres é corrida e a maior parte das pessoas simplesmente não tem tempo de passar 1h ou 2h almoçando. Por isso, a maioria dos cardápios para almoço com preço acessível, traz no menu sanduíches, hambúrgueres, pizzas e saladas rápidas. Lasagna e alguns tipos de massa podem ser luxo.

Fish and Chips

Eu mesma cozinhando.

Comida marroquina

Sinto falta do meu almoço completo com Feijão, Arroz, Farofa, Carne de Sol e um suquinho da fruta feito na hora. Também sinto falta de macaxeira, tapioca e queijo de coalho. E isso acontece porque fui criada comendo isso todos os dias. Maas, estou mudando os hábitos pela necessidade e evitando comer fast-food (ontem comi no burger king pela primeira vez desde que cheguei aqui).

A Universidade
Eu já babei tanto a Queen Mary que nem precisa falar mais. A universidade tem uma estrutura incrível, e já pago pau faz tempo.



Welcome Pack do primeiro dia


As turistadas
Já falei em um post o quanto eu já turistei em Londres, né? E ainda falta tanta coisa!
Turistadas aqui!

O clima
Quando cheguei o clima estava mais ameno, mas essa semana já passei muito frio e chegamos a encarar sensação térmica de 5 graus na madrugada (uuuuuui, negona). Uma pessoa de Arcoverde/Recife nunca está preparada para isso, né? É sofrimento na certa.

E a saudade, né gente. É óbvio que sinto falta da minha família e dos amigos. Mas, como muitos devem imaginar, eu ainda não estou sofrendo. Sinto falta, mas aqui conheci pessoas muito legais e estou me adaptando na medida do possível. Isso não me deixa sofrer.

E é isso. Rumo aos próximos meses!

Inté!

3 comentários:

  1. Nossa,muito legal a visão e a evolução de uma brasileira em Londres.Me sinto evoluindo e aprendendo junto com você,pela forma como escreve.

    Pedro- 14 anos- Bezerros- PE

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Pedro. Continue acompanhando!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Adorando seu blog! Vc estava sobre a alimentação ser um pouco cara! O auxilio q o governo libera é o sufuente pra vier em Londres?como é o custo de vida ai comparado com o Brasil?

    ResponderExcluir