segunda-feira, 1 de julho de 2013

[1] Visto e Visita ao VAC - Rio de Janeiro

Então, o intuito desse blog é contar meus relatos de viagem, ok? Como ainda não viajei, vez ou outra apareço aqui para dar uma limpada na poeira.

Dessa vez é pra falar sobre o Visto. Semana passada, dia 26/06 estive no Rio de Janeiro (que continua lindo e sendo),

já que lá é o VAC (Visa Application Centre) central. Isso significa que todos os dados são enviados para lá e de lá para o Consulado Britânico.

Para quem não sabe, a solicitação de visto é intermediada por uma agência chamada WorldBridge, que tem três VACs: SP, RJ e Brasília.

Para quem quer orientações sobre como preencher formulários e documentos em relação ao visto do Ciência sem Fronteiras, tem vários blogs bem legais, e um deles é o do Levi, que explica direitinho como se organizar até lá (nos posts 1, e 2).

Bem, a primeira coisa que tem que ser feita é pagar o visto e logo após agendar a visita ao VAC.
Depois disso tudo certinho é só ir ao VAC portando todos os documentos necessários. No meu caso, o necessário foi:

1. CAS

2. Carta de benefícios do CNPq.

3. Histórico escolar em Português, o mesmo do enviado para o CNPq. 1 Original e 1 Cópia.

4. Histórico escolar em Inglês, o mesmo do enviado para o CNPq/UUK. 1 Original e 1 Cópia 

5. Certificado TOEFL original + cópia

6. Passaporte (original).

7. Email de confirmação de pagamento do visto (impresso)

8. Email de confirmação do agendamento. (impresso)

9. Documento chamado: APPLICATION FOR UNITED KINGDOM ENTRY CLEARANCE (impresso)

10. Appendix8 devidamente preenchido à mão e impresso.

Tudo que eu sei que não tinha como conseguir o original, eu levei original+cópia (não levei autenticada porque não tive tempo). Isso porque eu li em alguma das documentações da UKBA ou WorldBridge que se você não fornecer cópia, eles podem reter seus documentos.

Cheguei com antecedência no VAC do Rio de Janeiro que fica num empresarial. Para ter acesso, é necessário apresentar um documento original de identificação com foto (RG ou CNH) para ter um crachá de visitante. Após isso, fui até o andar da WorldBridge.  Chegando lá, me deparei com um lugar pequeno mas bem seguro. Como turista carrego sempre minha câmera. No entanto, para entrar, tive que deixá-la na recepção da WorldBridge, além de desligar o celular e passar por uma revista com detector de metal. (A recepcionista estava até com colete à prova de balas!).

Eu tinha agendado meu appointment para as 10h, no entanto, cheguei lá às 9:20. Tinha uma família na minha frente e acabei sendo atendida somente às 10:20.

A pessoa que me atendeu foi bem atenciosa: checou se eu estava com todos os documentos e o primeiro que ele solicitou foi o Documento 9 - listado acima. Perguntou se eu queria os documentos de volta e, como eu disse que sim, tive que preencher um envelope com meus dados postais e telefone.

Após isso, ele foi checando e me pedindo pra assinar alguns dos documentos, coisa rápida. Foi oferecido um serviço de acompanhamento via SMS do meu visto, eu concordei, e custou 7,00. Depois disso, tirei minha foto (horrííível) e então pronto. Verifiquei no PC dele se meus dados estavam corretos como número do passaporte, nome, etc.

O atendente, então, colocou tudo numas sacolinhas e então pude pagar as taxas adicionais. O pagamento incluiu: taxa dos correios (sedex)+serviço SMS+Fotos, totalizando R$82,00. Poderia ser pago em dinheiro, cartão de débito ou crédito. (A taxa do visto em si custou U$492 e foi pago antes do agendamento)

É isso, galera. Quando meu visto chegar (com meu passaorte!! E vai chegar sim!) eu posto aqui!

Dúvidas, observações ou sugestões é só falar!

Um comentário: