sábado, 8 de fevereiro de 2014

Queen Mary, eu e a danada da Ciência da Computação.

Pessoal, depois de tanta gente pedir, decidi fazer um post sobre a relação Ciência da Computação x Queen Mary x Vanessa.

Vamo lá!


Por que eu escolhi Queen Mary?

Muitos fatores. Quando eu estava num ponto de decisão no processo do Ciência sem Fronteiras, eu pensei muito em simplesmente ver o ranking do meu curso e escolher as universidades baseadas nisso. Mas então, pensei: onde eu quero viver? O que quero na Universidade?

Eu sempre soube que o Reino Unido é um país lindo e cheio de cultura. Mas sempre tive o pensamento de que nas folgas eu iria querer viajar. Então me veio: cidade grande. Daí eu pensei, no Brasil eu nasci e fui criada no interior. Mas já morava em Recife há 5 anos. Eu não gosto mais de cidade pequena. Eu queria algo grande, sensacional, onde eu pudesse fazer de tudo, qualquer dia. Então pensei: Londres! London. Tem que ser London. Daí me toquei que Londres é uma das cidades mais fod*s do mundo.  É cara? É.

Mas a bolsa cobre os custos. Decidida a cidade, foi hora de pensar nas universidades. É verdade que saí do Brasil com o meu curso quase concluído. E devo admitir que venho de um curso de excelência no Brasil (Ciência da Computação, Centro de Informática, UFPE).

A maioria das universidades mais bem rankeadas em Computer Science ficavam no interior. Então pensei: vou colocar duas faculdades em Londres e uma no interior que seja bem massa. Das de Londres, procurei as melhores no ranking. E a melhor era Queen Mary University of London. No interior, escolhi University of Southampton. Porque se eu não ficasse em Londres, iria para uma cidade muito massa com uma Universidade muito f*da.
Pois bem. Passei na primeira opção, e para cá eu vim. Queen Mary University of London, a QMUL! Mas não se assustem, muita gente passou escolhendo Queen Mary como segunda e até terceira opção.

Por que Queen Mary me escolheu?
Não sei, sinceramente. Mas fui aceita. Meu CR no Brasil é acima de 7, tirei mais que 90 no TOEFL, e não tinha ENEM porque na minha chamada não tinha desempate, pelo que sei.

Se você é um aluno que tem notas nas médias no Brasil, fez ENEM e tirou uma nota no TOEFL/IELTS que a universidade aceita, então acho que é só esperar e torcer. Você pode conferir no site de Queen Mary os requisitos sobre certificados internacionais. Lembrando que você deve cumprir os requisitos do CsF e da Universidade.

Estrutura
Aí ferrou total. A estrutura da Universidade é muito boa, e quando cheguei aqui fiquei bem impressionada. Não é nem sobre o tamanho, mas por ver que as coisas funcionam. Já falei sobre minhas primeiras impressões sobre a Universidade em outro post, mas...

Dentro da universidade tem tudo: um banco Santander, ATM 24h, mercadinho, bar, academia, bibliotecas, livrarias, restaurante e várias opções de café. Nem precisaríamos disso tudo dentro do campus, já que estamos bem situados e ao sair da universidade e atravessar a rua, é possível encontrar muitos restaurantes, fast-food shops, alguns pubs e mercados. =D

Acomodação
A recepção aqui na minha acomodação foi massa. (Também já contei naquele post). Mas, temos o básico. São 6 pessoas em cada flat. Cada um no seu quarto. Cada quarto tem uma mesa de estudos, algumas pranchas, uma pia com armário, um guarda-roupas, um lixeiro, uma cadeira, uma luminária, um quadro negro e pronto. Hahahaha...

Os banheiros para tomar banho tem ducha e banheira numa coisa só. Odeio banheira, diga-se de passagem.

(Atualizarei com fotos do meu quarto quando eu fizer uma faxina, hahaha...)

As cozinhas vem com equipamentos básicos como uma mesa (com uma cadeira pra cada flatmate), geladeira, torradeira, microondas, kettle elétrico, fogão com forno e vários armários.

Brasileiros em Queen Mary
Quando cheguei, vieram comigo aproximadamente 60 Brasileiros. Queen Mary foi esperta e não deixou muita gente morando no mesmo lugar. O que nos ajuda, na verdade, a interagir com outras culturas. No meu flat, por exemplo, são pessoas de nacionalidades bem diferentes: Inglaterra (descendente de Paquistaneses), Kuwait, Itália, Canadá, EUA e Brasil (eu). Então é muita gente diferente. Mas eu prefiro assim, só então pratico outros idiomas em casa. 

Aqui em Queen Mary nos colocaram em acomodações mais básicas (que não possuem quartos en-suite). QM então dividiu os brasileiros em duas casas: Lindop House (onde moro), que fica em frente ao campus, e Ifor Evans Place, que fica ao lado do campus (como um anexo). Se vocês pesquisarem no site de Queen Mary, poderão ver fotos dos lugares. São bem próximos, e de uma casa para a outra são 5 minutos de caminhada. Em nenhum dos dois você leva mais de 2 minutos para chegar andando na Universidade. É sério, hahaha. 

Você pode ver fotos das acomodações aqui! A foto do quarto de Lindop House é igual ao meu! :)


Ciência da Computação em Queen Mary
Aqui tem um ranking de Computer Science no Reino Unido!

Muita gente pergunta o que eu curso aqui, então vamos ver aqui. Você pode ver todas as disciplinas por departamento de Queen Mary neste link: www.qmul.ac.uk/modules/

Tem uma ementa base no link acima, então vocês podem pesquisar e ver o que Queen Mary tem a oferecer. Uma coisa que eu acho muito massa é que existe um site de Queen Mary, chamado QMPlus. É restrito para alunos e professores da Universidade, mas é lá onde tudo se concentra: vídeos das aulas que são upados, slides, dicas, tudo que os professores fazem. Acho muito massa, pois você não precisa de um site pra cada disciplina.

Os módulos que estou cursando são listados aqui. Vejam a ementa no link dos módulos :)

Primeiro Semestre:
Interaction Design - Graduação
Data Mining - Graduação
Creating Interactive Objects (trabalha com Arduino) - Graduação (Outro curso)
Advanced Program Design - Mestrado

Segundo Semestre:
Security and Authentication - Mestrado
Software Risk Assessment - Graduação
Mobile Services - Mestrado
Information Retrieval - Mestrado

Por que tantas disciplinas do mestrado? Porque a maioria eu já tinha visto no Brasil, pois já estava quase formada. E aqui é bem tranquilo. Se o professor liberar a disciplina para alunos de graduação, não tem nenhum problema. Também é bem simples de pegar disciplinas de outro curso aqui, desde que seja do mesmo departamento que o seu. O meu departamento, por exemplo, é o Electronic Engineering and Computer Science (EECS).

Alguém tem mais dúvida? Se sim, comentem aqui e eu respondo tudo. Agora, curta a página do Facebook se você ainda não curtiu!!! Recomende o blog se você sabe de mais gente. Abaixo do post temos uns botões de compartilhamento!

Beijinho no ombro, fui!


Manhã de um domingo na Trafalgar Square :)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O frio de Bratislava e a Paixão em Vienna

Vamo na ordem?

Saindo da linda Budapeste, nosso destino foi Bratislava. Como já sabíamos que era uma cidade pequena, decidimos passar o dia somente. Saímos de Budapeste às 6:30 da manhã (tendo chegado da balada às 4h! Uhu!), e pegamos um busu para Bratis.

Chegando lá, deixamos nossa bagagem num Locker na rodoviária, e fomos turistar. Mas, pare tudo. Que frio da "mulesta dos cachorro doido!!!!!". Minha gente, Bratislava tava com uma sensação de -8 graus! -8! 8 negativos. Maior frio da minha vida. Se nós estivéssemos num lugar fechado, não seria problema nenhum. Mas não, os 5 brasileiros sem noção foram achar um Walking Tour e turistar no vento, no frio e na chuva.

Com tudo isso, meu passeio não foi muito bom. A cidade é bonitinha, mas bem pequena. E sofreu muito, então grande parte das construções históricas já foram destruídas =(







E pronto, teve um momento que não aguentamos mais o frio e fomos para a Rodoviária esperar o Ônibus para o nosso terceiro país/cidade.

Vienna, capital da Áustria.
A cidade mais bonita de toda viagem. Isso resume. Galera, Vienna é linda demais. É tão linda que dói. Tão limpa que você nem se atreve a jogar um papel no chão. Transporte público muito bom. Mas o custo de vida é um pouco alto. Mesmo assim, eu recomendo Vienna sem nem piscar os olhos.

Além disso, ficamos num Hostel muuuito bom, e faço questão de recomendar. Quem for para lá, pode pesquisar o "The Wombats Vienna". É ótimo.

Vienna linda, linda, linda. Aiii. Fiquei apaixonada pela cidade. Primeiro dia visitamos o Schonbrunn Palace, que é um dos principais monumentos históricos da Áustria. Que lugar mais lindo.

Fomos também no Zoológico de Vienna, que é o mais antigo do mundo. Vi muitos bichinhos lindos. Mas é triste gente. Nunca mais vou num Zoológico onde os bichinhos são deixados assim num espaço tão pequeno. Injusto com eles.

Nesse mesmo dia à noite, decidimos ir a um Ballet na Vienna State Opera. Que coisa mais linda. Foi caro, mas valeu muuito!

No último dia fizemos um passeio no centro, fomos comprar um souvenirs, quando de repente. Meu coração... NEVE! NEVE, MEU DEUS! (Roubei sua frase, João). Primeira neve da vida, caindo, lindinha. Até passou mais o frio! Foi muita felicidade pra esta matutinha aqui!

Foi lindo. Amei ver a neve assim! E então, passou o último dia em Vienna. Como não ter amado essa cidade?

Aguardem mais, gente. Depois disso, vem os relatos em Praga e na Suíça!
Inté!




quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Budapeste, Pestebuda...

Oi, povãão!

Já curtiu Matutando em Londres no facebook, né? Então pode continuar.

Não falei que eu ia postar rápido? Pois bem. Quando organizamos nosso primeiro mochilão em Dezembro passado, o primeiro destino foi Budapeste, na Hungria. E daí que já vi a primeira curiosidade:


Para quem não sabe, a cidade Budapeste é composta por 2 partes. "Peste". O centro comercial. Onde a maioria das lojas, bares e praças se concentram. É uma área bem movimentada e maior parte da "vida" da cidade acontece aqui. As duas partes são separadas por um rio (Danúbio) e conectadas por pontes. 

"Buda". Onde você encontra castelos, palácios, lindas vistas. Bairro residencial, o transporte público não vai muito além e é onde os ricos moram:



e também onde você encontra a Citadela e o castelo de Budapeste:

Parlamento Húngaro (Peste)

Na nossa primeira noite lá pagamos de principiante. Descemos no centro da cidade, já era mais de meia noite e nós estávamos sem o caminho da casa da "amiga do amigo". Por sorte, tínhamos o endereço. Daí tudo bom, tudo bem, íamos pegar um táxi. Mas daí, um amigo nosso o qual não irei citar o nome, esquece a mochila com o notebook, carteira e passaporte no transfer. É mole?

Isso não se faz gente!! Ligamos desesperados para o motorista, que não atendeu. E então, graças a um outro amigo mais calmo, conseguimos falar com a central da Ryanair que resolveu tudo. Passamos mais ou menos 1h parados no frio, no meio da noite, e então o motorista voltou e entregou a mochila do nosso amigo intacta. Ufa!

Na primeira manhã em Budapeste, a primeira coisa que fizemos foi procurar um Free Walking Tour, que ficava numa pracinha muito linda, cheia de barracas com roupas e comidas típicas.
Vörösmarty Tér

É um tipo de turismo onde você anda com um Guia que te dá vários fatos da cidade, e acabei vendo que é um ótimo jeito de conhecer bem os pontos turísticos e a cultura do lugar.

Guia do nosso Walking Tour

O guia levou a gente de Peste até Buda (uma subida bem grande a pé). Mas que lugar mais lindo, gente. Vista perfeita, tem um castelo muito bonito também, igrejas. Recomendo esse Tour!


Nesse tipo de Tour, em geral você dá uma gorjeta ao guia. Nunca deixe de dar gorjeta! Os guias passam de 2h e meia a 3h andando com você, no frio e na chuva, falando o tempo todo. Então não deixe de colaborar se você achou que vale a pena. :)

Em Budapeste ficamos na casa da amiga de um amigo (um couchsurfing, quase). Então não sei muito bem como são os hostels em Budapeste.

Se eu recomendo Budapeste?
Sim, com toda certeza. É uma cidade que sofreu muito, mas é cheia de histórias interessantes, é linda e tem ótimos bares! Além disso, recomendo um passeio de barco, a vista é fantástica!

O que eu mais gostei? 
Tudo. Os bares e restaurantes são ótimos. O custo de vida na cidade não é alto, então você vai poder comer e beber bem e barato. Um mercado incrível de souvenirs e comidas, ótimo.

O que não gostei?
Não teve algo que de fato eu não gostei. Na maior parte do tempo consegui me comunicar relativamente bem em inglês, as pessoas se mostraram solícitas e educadas na maior parte do tempo. Eu só recomendo antes de chegar lá, olhar onde encontrar guias turísticos e ter um mapa da cidade (offline ou em papel), para não se perder. No mais, quem for lá aproveite! A cidade é incrível!

Inté, povão! Próximas cidades, Bratislava e Vienna!
Após os posts do mochilão trarei um especial sobre Queen Mary!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

2013 já passou, mas...

Mas eu não dei mais notícia. Foi mal, galera. Antes de começar a me retratar, feliz ano novo, povão!

Por que nunca mais eu postei? Bem, falta de tempo e não priorizei. :(
Mas agora prometo voltar com mais frequência.

No começo do mês de dezembro era fim de semestre aqui em Queen Mary. Isso significa muitos projetos e exercícios para entregar. Minha vida ficou uma loucura. Além disso, eu estava planejando um mochilão!!!

Meu primeiro mochilão já aconteceu, e foi no mês de dezembro também! Por isso a falta de posts tão grande.

Organizei mais ou menos tudo no mês de novembro. Como eu iria ter Winter Holidays de 13 de Dezembro a 6 de Janeiro, eu e mais outros amigos decidimos viajar pelo velho continente! E aí, já sabe. Muita história pra contar.

Se você vier viajar pela Europa, vai escutar muitas vezes alguém falar "aqui é bem melhor no verão", sobre os lugares que você visitar. No entanto, nós estávamos com 22 dias "de bobeira" e queríamos viajar. Eis que então que decidimos viajar pelo Leste Europeu.

Com alguns amigos nós fizemos um roteiro de 4 cidades/países em 10 dias, e foram: Budapeste (Hungria), Bratislava (Eslováquia), Vienna (Áustria), Praga (República Tcheca). Após isso, dei um break na Suíça para passar o Natal, onde meu namorado tem familiares. E então, logo após, foi o momento de ir para Berlin e encontrar meus amigos do Brasil que eu morriiiia de saudade. *-*

Pois é, num é bem Leste, Leste. É Europa Central. Hahaha... Só que para quem mora na Inglaterra, quase tudo é Leste. Cada cidade foi muito boa, e farei uma série de pequenos textos sobre cada cidade que eu passei!

A primeira será, Budapeste! Fiquem com uma fotinha e aguardem. Os posts sairão rapidinho. =)

Budapeste ao entardecer.