quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Budapeste, Pestebuda...

Oi, povãão!

Já curtiu Matutando em Londres no facebook, né? Então pode continuar.

Não falei que eu ia postar rápido? Pois bem. Quando organizamos nosso primeiro mochilão em Dezembro passado, o primeiro destino foi Budapeste, na Hungria. E daí que já vi a primeira curiosidade:


Para quem não sabe, a cidade Budapeste é composta por 2 partes. "Peste". O centro comercial. Onde a maioria das lojas, bares e praças se concentram. É uma área bem movimentada e maior parte da "vida" da cidade acontece aqui. As duas partes são separadas por um rio (Danúbio) e conectadas por pontes. 

"Buda". Onde você encontra castelos, palácios, lindas vistas. Bairro residencial, o transporte público não vai muito além e é onde os ricos moram:



e também onde você encontra a Citadela e o castelo de Budapeste:

Parlamento Húngaro (Peste)

Na nossa primeira noite lá pagamos de principiante. Descemos no centro da cidade, já era mais de meia noite e nós estávamos sem o caminho da casa da "amiga do amigo". Por sorte, tínhamos o endereço. Daí tudo bom, tudo bem, íamos pegar um táxi. Mas daí, um amigo nosso o qual não irei citar o nome, esquece a mochila com o notebook, carteira e passaporte no transfer. É mole?

Isso não se faz gente!! Ligamos desesperados para o motorista, que não atendeu. E então, graças a um outro amigo mais calmo, conseguimos falar com a central da Ryanair que resolveu tudo. Passamos mais ou menos 1h parados no frio, no meio da noite, e então o motorista voltou e entregou a mochila do nosso amigo intacta. Ufa!

Na primeira manhã em Budapeste, a primeira coisa que fizemos foi procurar um Free Walking Tour, que ficava numa pracinha muito linda, cheia de barracas com roupas e comidas típicas.
Vörösmarty Tér

É um tipo de turismo onde você anda com um Guia que te dá vários fatos da cidade, e acabei vendo que é um ótimo jeito de conhecer bem os pontos turísticos e a cultura do lugar.

Guia do nosso Walking Tour

O guia levou a gente de Peste até Buda (uma subida bem grande a pé). Mas que lugar mais lindo, gente. Vista perfeita, tem um castelo muito bonito também, igrejas. Recomendo esse Tour!


Nesse tipo de Tour, em geral você dá uma gorjeta ao guia. Nunca deixe de dar gorjeta! Os guias passam de 2h e meia a 3h andando com você, no frio e na chuva, falando o tempo todo. Então não deixe de colaborar se você achou que vale a pena. :)

Em Budapeste ficamos na casa da amiga de um amigo (um couchsurfing, quase). Então não sei muito bem como são os hostels em Budapeste.

Se eu recomendo Budapeste?
Sim, com toda certeza. É uma cidade que sofreu muito, mas é cheia de histórias interessantes, é linda e tem ótimos bares! Além disso, recomendo um passeio de barco, a vista é fantástica!

O que eu mais gostei? 
Tudo. Os bares e restaurantes são ótimos. O custo de vida na cidade não é alto, então você vai poder comer e beber bem e barato. Um mercado incrível de souvenirs e comidas, ótimo.

O que não gostei?
Não teve algo que de fato eu não gostei. Na maior parte do tempo consegui me comunicar relativamente bem em inglês, as pessoas se mostraram solícitas e educadas na maior parte do tempo. Eu só recomendo antes de chegar lá, olhar onde encontrar guias turísticos e ter um mapa da cidade (offline ou em papel), para não se perder. No mais, quem for lá aproveite! A cidade é incrível!

Inté, povão! Próximas cidades, Bratislava e Vienna!
Após os posts do mochilão trarei um especial sobre Queen Mary!

Nenhum comentário:

Postar um comentário